domingo, 10 de abril de 2011

Enrola e Desenrola

Lembrando de minha infância (de novo), outros livros que eu gostava de ler (a frase é meia redundante, geralmente, se eu gosto de um livro, então eu li -- apesar que tem gente que usa livros para outras coisas...) eram da série "Enrola e Desenrola" da Editora Ediouro (a mesma que publica palavras-cruzadas no Brasil).


Por que eu gostava?

Porque eu podia escolher o que fazer durante a história (ou seja, eu era o "herói" da aventura!).

O livro-aventura (é como se chama este tipo de livro) não possue uma leitura linear como os outros livros, ao final de cada página, você terá opções (ou não, dependendo do caso...) que indicam qual será sua ação e qual página você deve ler.

Não entendeu? Vou dar um exemplo:

"1) De repente, aparece em sua frente, um monstro que aparenta ser um lobisomem. Você, um mago, decide:
Atacar com a magia Luz - vá para a 4.
Atacar com um pedaço de pau - vá para a 2.
Conversar com ele - vá para a 3.

2) O lobisomem nem sente que você deu uma paulada (sem viadagem, pessoal...), e ataca com fúria total... Pelo visto, ele vai ficar satisfeito com carne fresca por um bom tempo...

3) O lobisomem não compreende o que você esta dizendo (afinal, lobisomens nem falam....) e ataca você... Parece que conversar não é muito a dele...

4) A magia Luz irradia a gruta, assustando o lobisomem, que foge desesperado, liberando o caminho para o castelo..."

Está péssimo (não sou um grande escritor...), mas espero que dê uma "luz" do que seja um livro-aventura.

Se você gostou, esta série de livros não é mais publicada... Mas existem outras opções, como a série "Fighting Fantasy" (ou "Livros Jogos") da Jambo Editora:
http://www.jamboeditora.com.br/produtos/ff.htm

Uma boa leitura!

Até mais!

Um comentário:

beto de jesus disse...

tu tem algum volume da coleção, escaneia e pôe ai meu